é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?
- Izabelle Nossa

- 14 de out. de 2021
- 2 min de leitura

esse assunto dá pano pra manga, né? mas vamos lá! se você não quer ler a legenda toda, já te dou a resposta aqui: sim! mas espera um pouco, que tenho mais coisas para trocar com você!
a evidência empírica sugere que os humanos são capazes de amar e fazer sexo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, certo? certo!
assim como a especialista em relacionamentos de nova york, susan winter, acredito, sim, que as pessoas possam ter experiências românticas e íntimas com uma, duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, até porque os sentimentos de apego não são exclusivos, e os sentimentos podem existir em mais de uma direção.
acredito também que as pessoas se autorizam a amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo no afã de suprir um vazio interior que, antecipo logo, não vai ser suprido nunca, por mais que você se disponha a amar romântica e intimamente várias pessoas ao mesmo tempo.
mas, independente do motivo de escolher isso ou aquilo, acredito que a pergunta que deva se fazer seja: eu sustento essa escolha?!
quando se fala em termos psicológicos, amar duas ou mais pessoas ao mesmo tempo pode gerar dissonâncias emocionais, por exemplo, se as emoções exigirem neutralidade, ou seja, a supressão de algum afeto.
como assim? pense comigo: como ficaria o seu sistema emocional, e em particular o ciúme, o medo, a humilhação e a tristeza que estão associados ao perceber que a sua parceria está apaixonada por outra pessoa? se você vive isso, é confortável para você imaginar a sua parceria nos braços de outra pessoa?
você tirará isso de letra se não estiver em conexão com o amor romântico, que prega as ideias de posse e exclusividade.
veja o que mais faz sentido para você hoje e fique em paz com o possível da vida.


Comentários